domingo, 18 de dezembro de 2011

Colocando Deus em uma caixa

Queridos leitores desse blog, 
Agradeço pela paciência de vocês em esperar por posts novos. Algumas pessoas muito queridas minhas vêm me cobrando já há algum tempo para que eu poste. E eu venho pedindo a Deus a coragem de voltar a escrever com frequência. Entre todos os trabalhos que iniciei, tem sido difícil parar e escrever.  

Hoje me veio a inspiração correta. Depois do almoço eu vim para meu quarto com o intuito de trabalhar. Eu sempre escuto música enquanto trabalho. E Deus (Deus fala o tempo todo, das formas mais estranhas) me instigou a prestar muita atenção em algumas das músicas que eu estava ouvindo. Louvei a Deus intensamente, de uma forma que não fazia já há muito tempo. E a presença de Deus é inconfundível para mim! 

Ao ouvir uma música da Ayiesha Woods, que se chama Big Enough (Grande o bastante), eu pensei em algumas coisas importantes. Um trecho dela diz assim: "Eu não quero Te colocar em uma caixa. O Senhor tem feito coisas grandes desde o início do mundo. Às vezes eu só não quero acreditar que Você é grande o bastante." 

Deus é grande demais. Às vezes penso que Deus é um velho, sentado no céu, decidindo o que vai fazer conosco. Às vezes penso também que Deus é pequeno... Pequenininho, de forma que não seja capaz de resolver minhas frustrações, minhas falhas de caráter e problemas familiares. Existem também outras implicações em achar que Deus cabe em uma caixa: quando Deus quer nos dar aquele belo puxão de orelha, eu só prendo ele na caixa e tudo estará resolvido. E aí, ao enfrentar problemas, eu tiro ele  da caixa para ele poder me ajudar. 

Mas não é assim que Deus é. Deus é maravilhoso! Tão maravilhoso a ponto de nos amar da forma como somos, e de querer que estejamos sempre perto dEle. Tão maravilhoso a ponto de querer nos ajudar e nos carregar no colo quando sofremos. E tão misericordiodo que perdoa as nossas falhas mais estúpidas. Ontem também ouvi outra coisa que me fez pensar: quando eu murmuro (qualquer tipo de reclamação relacionada à vida, à aparência...) é como se eu estivesse falando pra Deus "Deus, você faz tudo errado mesmo,heim? Quando me fez desse jeito, você foi burro! Deixe que eu cuido da minha vida, e pára de querer me ajudar e fazer tudo errado, Deus!". E mesmo assim... Deus perdoa. 

Deus é grande, e excelente e realmente não cabe em uma caixa. Ele cuida de todos nós, de todos os animais, mantém o universo ordenado... Ele é maior do que qualquer coisa. E é bom que Ele esteja no controle de TUDO! Algumas pessoas me dizem que Deus não existe, porque existe o mal no mundo. Deus está no controle até do mal. Se Deus não existisse, aí sim tudo seria caótico. Se Deus não controlasse tudo, não haveria nenhuma ordem... 

Uma outra parte da música que citei diz assim: "Oh, não importa o quanto eu tente esquecer isso, eu sou lembrado. Onde quer que eu vá, estou rodeado por essa verdade: é tudo sobre o Senhor, eu não posso duvidar do Senhor. Mesmo que eu quisesse..." 

Acho que às vezes nós queremos duvidar do Senhor. Ao se frustrar com alguma coisa, ou ao ver nossa vontade não sendo feita... É fácil duvidar do Senhor quando tudo está ruim. Mas Deus existe, e Ele não está preso em uma caixa. Não o prenda em uma. E deixe que Deus faça diferença na sua vida, assim como faz na minha!

Saiba que oro por você sempre! 
Qualquer dúvida, ou se quiser conversar, mande um e-mail para blogrejoiceongod@gmail.com. Será um prazer responder qualquer coisa. 

E lembre-se: Deus é bom todo o tempo e todo o tempo Deus é bom. Mesmo quando não parecer. 

Fui.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Disciplina e Educação

Ontem, mais ou menos às 15:30, uma professora (tenha em mente que o salário é baixo, a carga horária é gigante e os alunos estão cada vez mais desrespeitosos) estava sofrendo uma tentativa de homicídio por seu aluno de 10 anos. 10 anos! Sabe o que eu fazia quando tinha 10 anos? Brincava de boneca, andava de patins e estudava. E nossa, como eu era feliz! 

Não é meu dever julgar esse aluno. Não sei qual eram suas dificuldades, seus desafios como estudante e colega, nem qual era sua situação familiar. Também não cabe a mim julgar se ela era uma boa professora, se tinha prazer em dar aula, se era gentil e educada com seus alunos (porque, sinceramente, só merece o meu respeito uma professora que respeita no intuito de ser respeitada) mesmo quando eles não o eram. 

Mas essa situação trouxe uma questão à minha mente: disciplina. Disciplina, de acordo com o "pai dos burros" quer dizer: "ordem, respeito, obediência às leis." Também existe um verbo relacionado à disciplina. O verbo disciplinar, ainda de acordo com o dicionário, quer dizer "que diz respeito à disciplina, corrigir, fazer obedecer, organizar." Tenho plena consciência de que, no mundo em que vivemos hoje, esse valor tem sido esquecido. Os pais já não disciplinam seus filhos, por medo de serem menos amados. Os professores também não disciplinam como deveriam, por medo (e tenha em mente que, somente no último ano, em Minas Gerais,  um professor de uma universidade particular foi morto por dar uma nota baixa a um aluno, a diretora de uma escola levou chutes e foi ameaçada de morte, e uma professora de ensino fundamental sofreu uma tentativa de homicídio, além de casos de extremo desrespeito que são de meu conhecimento). E, que ironia, nem mesmo os que na escola são chamados de disciplinários disciplinam. 

Na escola onde estudei, apenas um disciplinário (e ele só foi meu disciplinário durante 2 anos antes de aposentar) tinha o respeito de todos. Não existia um aluno que não tinha medo de ir para a sala dele, ou mesmo de se encontrar com ele na rua. Se você fosse sem uniforme, levava para casa, de presente, um encaminhamento. Se você fosse uma terceira vez sem uniforme, voltava para casa. Ele era o tipo de disciplinário que saía nas ruas para procurar todos os adolescentes que estivessem se agarrando pela rua, ligava para os pais e mandava notificação. A disciplina dele funcionava.  Essa escola, particular, era uma escola muito melhor antigamente.

E não se fazem mais disciplinários como antigamente. Hoje em dia, nessa mesma escola, os disciplinários fazem passar despercido muitas coisas erradas que os alunos fazem. Na minha percepção, é medo de perder o aluno (e o valor pago por ele todos os meses). Por medo de perder o aluno, nos sujeitamos, e também os professores, a passar por constrangimentos e situações de perigo em relação aos alunos. Ao invés de autoridade, passamos a ter autorização dos alunos. E os disciplinários, que deveriam mostrar autoridade e demandar respeito, passam a ser motivo de chacota e os alunos passam a vê-los como alguém a quem você nunca vai precisar ouvir. 

Não foi surpresa nenhuma para mim quando, ao ler sobre o melhor colégio do Brasil, que alcança 100% de aprovação no vestibular, descobri que ele é também o colégio mais rígido no nosso país. Lá nenhum aluno levanta a voz para o professor, e não fazer dever de casa é sim, algo muito sério. 

A educação no Brasil precisa mudar. Isso é um fato. E para isso, não podemos ter medo. Nem os professores, nem a direção das escolas, nem os disciplinários. Disciplina é coisa séria, e se esses adolescentes e crianças nunca tiverem uma autoridade sobre eles que realmente demande disciplina e respeito, as coisas nunca vão ser diferentes...

Jesus está voltando. Não tenho dúvidas disso. 

Se quiser comentar sobre o texto acima, envie um e-mail para blogrejoiceongod@gmail.com

 Deus é bom todo o tempo e todo o tempo Deus é bom. 

Fui. 

( Um último recado para todos os professores em greve: voltem ao trabalho. Vocês escolheram sua profissão, quiseram ser professores e dar sangue por esses meninos. Acredite, eu sei: é muito difícil ser professor hoje em dia. E concordo plenamente que o salário é uma micharia. Mas já faz 3 meses que os alunos estão sem aula e os professores sempre dizem se preocupar com o aluno. Uma escola em Belo Horizonte tem uma frase na porta que diz: "Só desperta a paixão de aprender quem possui a paixão de ensinar". Se sua paixão é ensinar, volte à sala de aula e dê suas aulas. Lutem sim por seus direitos, mas encontrem outra forma. Não façam os alunos pagarem o preço por uma coisa que não cabe a eles.) 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cansaço e Deus

Boa noite, queridos leitores dos meus raros posts!
Ou deveria dizer madrugada? 
Começo a escrever às 01:26 da manhã, e ainda tenho muito trabalho pela frente. Mas resolvi parar um pouco e escrever. Escrever me distrai e, além disso, esse blog já está dando moscas por estar parado há muito tempo. 

Cansaço parece fazer parte da vida moderna. Não acho que exista uma palavra mais falada ou escrita. Todos os dias, pelo menos uma vez, eu escuto a frase: "Nossa, estou tão cansado..." ou "Tenho tanta coisa para fazer hoje..." Eu mesma digo isso muito. 
E nos últimos tempos o volume de coisas que tenho para fazer triplicou. Eu comecei a me esquecer de médicos, aulas, encontros com amigos, trabalhos e coisas do tipo. Então, comecei a usar um aplicativo do Windows que se chama "Notas Autoadesivas". São essas coisinhas milagrosas que parecem post-its, que vc "cola" na área de trabalho do computador. Hoje uma aluna me perguntou: o que são todas essas coisas? (o tanto de papelzinho que tem cobre toda a minha área de trabalho) E a minha resposta: eu não estou podendo confiar na minha cabeça, então eu anoto absolutamente TUDO que eu preciso fazer. E ela ficou impressionada com o tipo de coisas que eu anoto. Hehehe...

E naquele momento, olhando todos os meus "post-its", eu fiquei pensando: como encontrar Deus em meio a tantos papeizinhos amarelos? Como me lembrar de Deus quando tudo parece estar desmoronando? 
Então me lembrei de um texto da Bíblia que está em Habacuque 3:17-19. "Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos." 

Deus é a minha força, o Senhor da Terra e dos céus! E Senhor da minha vida. Então, por que ter medo de papeizinhos amarelos? A verdade nesse versículo é muito simples: mesmo que TUDO esteja ruim, que tudo ao seu redor esteja morrendo e saindo de foco, Deus é maior! Ele é soberano e pode nos fortalecer de uma forma que eu não entendo, mas vejo! 

Corra para Deus! Se a sua vida tem sido como a minha, ocupada, e se estiver sendo difícil ver Deus no meio da neblina, ande por lugares altos, e se encontre com Deus em meio à tribulação. Ele te dará coragem e força, coisas que só Ele mesmo pode dar. 

Já são 01:45, e é hora de voltar às tarefas. 
Como diz um amigo meu, "Deus esteja".
Fui. 

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem aos pais


Hoje quero postar aos papais e mamães. Principalmente para os papais, já que hoje é dia deles.   
Para isso, tomo a liberdade de usar uma música da Taylor Swift, que se chama “The Best Day” (O melhor dia):

Eu tenho cinco anos
Está ficando frio
Eu estou vestindo um casaco grande

Nos campos de abóbora
O trator anda
Olhe agora, o céu está dourado
Eu abraço suas pernas e durmo
Durante todo o caminho de casa

Eu não sei por que todas as árvores mudam no outono
Eu sei que você não tem medo de nada
Não sei se a casa da Branca de Neve está perto ou longe daqui
Mas eu sei que eu tive o melhor dia com você hoje

Eu tenho treze anos agora
E não sei como meus amigos puderam ser tão maus

Eu chego em casa chorando
Você me abraça apertado
E nós dirigimos e dirigimos
Até encontrarmos uma cidade
Longe o suficiente daqui
E nós conversamos e olhamos vitrines
Até que eu esqueci os nomes deles

Eu não sei com quem eu irei conversar na escola agora
Eu sei que eu estou rindo no carro voltando pra casa com você
Não sei quanto tempo isso irá levar para ficar bem
Mas eu sei que eu tive o melhor dia com você hoje

Eu tenho um excelente pai
Sua força me faz ficar mais forte
Deus sorri com o meu irmãozinho (a)
Por dentro e por fora ele(a) é melhor do que eu posso ser.

Eu cresci em uma linda casa
E eu tinha lugar para correr
E lá eu tinha os melhores dias com vocês

Agora eu sei por que todas as árvores mudam no outono
E você esteve ao meu lado
Mesmo quando eu estava errada
E eu te amo por ter me dado os seus olhos
Ter me apoiado e me visto brilhar.

E eu não tinha certeza que você sabia
Então eu estou usando essa chance para dizer
Que eu tive o melhor dia com você hoje

A você que é pai, agradeço, em nome de seus filhos, por todas as coisas que você fez por nós. Todas as noites mal-dormidas, todas às vezes que você estava cansado e nós fizemos você brincarem de casinha com a gente... Obrigada mesmo. Você nos fez ser pessoas melhores.

A você que é filho, agradeça a Deus pelo seu pai hoje. Mesmo que você nunca o faça, talvez hoje seja um bom dia para começar!
Fui.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que você faz enquanto espera?

Pelo que você espera? Por uma promoção no emprego? Por uma cura que não vem? Por alguém que não chega? Por um marido/esposa? Por uma melhora no seu casamento? Por saúde... Pelo que você espera? 
Qualquer que seja a sua espera, nós dois sabemos que esperar não é nada agradável. Esperar gera dor, frustração, cansaço, desesperança... Esperar não é fácil. Esperar é um trabalho duro!

Um filme que eu gosto muito se chama "Prova de Fogo". É um filme sobre casamento: um casal em crise que finalmente resolve se separar. Mas o homem recebe um livro de seu pai, que diz a ele para ler durante 40 dias e seguir os passos de cada dia: dar flores à esposa, ligar para ela durante o dia, ajudá-la em casa... tarefas pequenas, mas que atrapalham muitos casamentos. E todos os dias ele segue os passos, mas ela demora a perceber a intenção de seu marido. Mas ele espera...e espera... E nesse filme tem uma música que eu gosto muito. A música se chama While I'm Waiting (Enquanto estou esperando), e é do John Waller. O refrão dessa música diz: 

Enquanto estou esperando
Vou servi-lo
Enquanto estou esperando
Vou adorá-lo
Enquanto estou esperando
Não vou desanimar
Vou estar correndo a corrida
Mesmo enquanto espero

Essa é uma daquelas músicas que eu ouço sem parar no meu iPod. E toda vez que eu estou triste ou desanimada, adivinha o que eu escuto? Essa música. Ela fala fundo ao meu coração. 
Eu espero por muitas coisas. 
Uma das coisas que espero sempre é por ser a pessoa que eu sempre quis ser. Eu queria ser mais paciente, ser mais esforçada, ser mais persistente, ter mais disposição e organizar meu tempo melhor...

Mas sabe o que eu descobri sobre a espera? 
As coisas pelas quais nós esperamos nunca vão acontecer se nós nunca fizermos nada para que elas aconteçam. 
Certa vez ouvi uma história: dois fazendeiros precisavam muito de chuva. Então os dois oraram e pediram a Deus que mandasse chuva. Mas só um deles foi preparar o campo para a chuva. 
Qual desses homens você acha que esperou da maneira correta? Qual deles teve FÉ de que Deus realmente mandaria a chuva?
O que fez alguma coisa, claro! Ele não só esperou que a chuva viesse. Ele se preparou para recebê-la. 

O que quer que você esteja esperando, adore a Deus, sirva a Deus enquanto o faz! A sua espera será absolutamente vazia se você não o fizer. E a sua chuva não virá. 

E eu tenho boas notícias em relação a isso: Deus nunca vai sair do seu lado, pois Ele é a SUA segurança! Ele sempre será a SUA segurança! Ele aguenta qualquer carga pesada que você tiver para colocar nos ombros dEle, e Ele está do seu lado em TODOS os momentos, mesmo quando não tem ninguém com você! 
E a partir do momento que você permitir que Ele seja Senhor e Salvador da sua vida, Ele cuidará de você! E Ele trará a chuva e sua espera terá fim! Sirva-o! Espere! Não desanime! Corra a corrida enquanto espera! Corra para Jesus. Ele é a única solução que existe para você, eu garanto! 

A você que entrou aqui: lembre-se que a única solução para você é Jesus. Sei que você provavelmente não quer ouvir falar de Jesus, mas nada resolverá o problema eterno que você tem nas mãos, se não for Jesus. "Porque todos pecaram e separados estão da gloria de Deus." Romanos 3:23. Mas foi exatamente para resolver esse problema que Deus enviou Jesus: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho unico, para que todo o que nele crer não pareça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Muita gente, depois de ouvir isso, me pergunta: mas como eu faço isso? "Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9. Ore e peça a Deus que seja Salvador e Senhor da sua vida. Orar é só conversar com Deus. Então, converse com Ele!

Talvez você nunca mais entre no meu blog. Tenho plena consciência disso. Mas pelo menos eu te falei o que PRECISO que você saiba. Eu não posso deixar que você nunca ouça isso de ninguém. 

Dúvidas ou comentários, escrevam para: blogrejoiceongod@gmail.com
Estarei pronta a responder qualquer pergunta.

Saiba que Jesus ama você MUITO! 

Fui...
 

domingo, 26 de junho de 2011

Lições que aprendi no Rancho 2011


O rancho é uma das poucas oportunidades que tenho durante o ano de realmente parar e descansar. Descansar minha mente, meu corpo, descansar dos meus afazeres e preocupações.
Mas esse ano eu levei as minhas preocupações para o Rancho, junto comigo. Por que? Porque eu sinceramente não consegui me libertar delas. Levei comigo todos os problemas do trabalho, toda a carga pesada das provas que tenho essa semana, dos meus colegas que têm sido difíceis... Levei comigo meus medos, minha ansiedade e minha solidão. Me planejei para ficar sozinha. Para ninguém me incomodar e nem querer conversar comigo. Baixei séries da internet, levei trabalhos para fazer e livros para ler. Levei comigo a desculpa de que precisava dormir, e essa seria a única oportunidade que eu teria para fazê-lo.
Mas Deus é bom demais comigo. Deus quebrou meu coração e me fez sensível. E me deu PAZ. PAZ é o melhor sentimento do mundo, acreditem em mim. A paz que vem de Deus é a única coisa capaz de tranqüilizar seu coração a tal ponto que você se sinta relaxada e feliz, mesmo que nem tudo esteja lá tão bem assim.
Devo esclarecer que minha vida não mudou enquanto eu estava no rancho. Meus problemas não simplesmente desapareceram e as mentiras que são contadas para mim todos os dias continuam a ser contadas. Sabe o que mudou? A minha percepção mudou. Minha percepção da vida, dos problemas, de Deus e de quem eu sou.
Sabe o que eu descobri? Faço uso da palavra descobri não porque foi a primeira vez que ouvi isso, mas porque foi a primeira vez que me dei conta dessas coisas. Eu não sou NADA. NADA mesmo. Deus não precisa de mim, não precisa do meu serviço, não precisa do meu perdão, e o mundo continuaria a existir mesmo se eu não existisse. Mas Ele me QUIS. E ainda me quer. Eu não mereço NADA disso, mas Deus quer que eu seja filha dEle, que eu ame a Ele e que eu siga o que Ele tem para mim. Por um fato muito simples: DEUS ME AMA! É um fato. E não há NADA que eu possa fazer para mudar isso. Não há nada que eu faça que possa mudar o que Deus sente por mim. E isso é espetacular. E um fato pelo qual devo agradecer todos os dias. E que eu, sinceramente, não agradeço...
O que mais eu descobri? EU ESTOU EXAUSTA! Exausta de lutar sempre para mudar o que precisa ser mudado, mas não nas forças que Cristo pode me dar. Mas sim nas forças que eu tenho. Eu achava tanto que a mudança vinha de mim... Que eu devia fazer mais, e que eu devia lutar mais forte, e ser mais persistente no que eu queria mudar em mim... Mas quer saber de uma coisa? Eu simplesmente não consigo. Não sem a ajuda de Deus. Não se Deus não me carregar no colo. Não se Deus não me der as ferramentas certas. E Deus é tão tão tão espetacular que Ele na verdade me dá MESMO o que quer que eu precise, se isso me levar a mudança de vida. Claro que não estou dizendo que vai ser fácil. Vai requerer Temor de Deus, Fé, Perseverança (muita perseverança), Serviço e Amor. Mas eu posso todas as coisas em Deus! Porque o mais interessado na minha mudança de vida é Deus! Ele quer o melhor para mim, e o melhor está nEle!
Outra coisa que aprendi é que as pessoas que Deus coloca na nossa vida fazem muita diferença. Elas são capazes de alcançar o nosso coração e acalmá-lo de uma forma tão incrível. Deus as usa de verdade nas nossas vidas. Aprendi que não devo me esconder. Estive escondida por muito tempo. Tantas pessoas me ofereceram ajuda, e tudo que fiz foi criar uma barreira em volta de mim e do que eu estava sentindo. Uma barreira impenetrável. Deus amaciou meu coração e me fez capaz de entender, nesse Rancho, que algumas pessoas realmente me amam. Elas se importam de verdade, apesar do que eu penso ou sinto. Apesar de me esconder e afastá-las. Graças a Deus por isso!
Enfim... Deus é fantástico. O Seu amor ultrapassa todos os limites do ser humano e todas as barreiras que existem dentro de mim. Apesar dos meus pecados, da minha persistência em fazer o errado e, às vezes, da minha falta de amor por Ele. Quero amá-lo a cada dia mais, de todas as formas que sejam possíveis.
Não quero desistir. E não vou. Desistir de lutar, de fazer guerra, de ser alguém diferente.
Deus, me dê o que preciso para mudar. Sem essas ferramentas, hoje eu sei que não posso chegar a lugar algum. É uma pena que só agora eu percebi isso.  Que os meus dias sejam todos para o Senhor, e que eu viva de acordo com o que o Senhor quer que eu seja.
E sinto se passei muito tempo sem escrever nem uma linha. Meu humor me impedia de escrever qualquer coisa que fosse produtiva, e eu prometi escrever apenas o que Deus colocasse em meu coração, e o que pudesse ajudar os outros.
Hoje, espero que isso faça diferença na vida de alguém além da minha.
Deus é bom todo o tempo e todo o tempo Deus é bom.
Fui!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Buscando a Esperança.

Onze adolescentes morreram hoje.
Por que?
Pelo simples fato de terem ido à escola.

Eu não posso ver a foto desse homem. Qualquer motivo que ele tivesse, nada explica o fato de ele ter matado 11 adolescentes... Não sei como eram esses adolescentes, mas nada dá a esse homem o direito de matá-los. Eles tinham uma vida pela frente! Para mim, nada justifica o que ele fez...

Deus tem um propósito em todas as coisas que faz. Ele tem. Eu confio nisso, mesmo quando nada parece certo, e quando Ele passa a parecer injusto. Deus é justiça, e é amor! Mesmo quando Ele apenas parece distante e mau... Deus sabe exatamente o que faz, e porque o faz. E quem sou eu para questionar o amor de Deus?

Confesso que para mim é difícil entender a proporção exata do que digo. Para mim é custoso compreender porque Deus permitiria que esses adolescentes fossem mortos...

Mas entendo o efeito que teve sobre mim. Qualquer notícia que envolva o sofrimento de adolescentes mexe muito comigo...Eu amo os adolescentes, e Deus quer fazer tanto através deles! Eu tenho a oportunidade de ser canal de bençãos na vida de vários deles, e eu confesso que tenho estado tão preocupada comigo mesma que parei de me preocupar com eles. Parei de me preocupar com a vida eterna deles...

E hoje Deus me deu aquela chacoalhada. Tipo: acorda! Eles estão morrendo, e sem Jesus! Eles estão morrendo sem esperança, sem conhecer a ÚNICA esperança! Hoje fiquei vendo vários adolescentes entrando na escola. Fiquei pensando que eles, em geral, não pensam no amanhã. E evitam pensar no que vai acontecer depois que eles morrerem.

Deus me ama tanto...Um amor que me constrange. E eu tenho esperança. Eu CONHEÇO a esperança! E eu preciso mostrar ela para quem puder!

Voltando à essência hoje. E me lembrando do que é mais importante!
Deus abençoe as famílias dos adolescentes que foram mortos, e também a família do homem que os matou... Oremos por eles!

E oremos por nossas crianças e adolescentes. Eles precisam ser cobertos pelo nosso amor, cuidado e orações.

Deus é bom todo o tempo e todo o tempo Deus é bom.

Fui.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pequena e imunda. No sentido mais real da palavra.

Eu geralmente penso muito de quem eu sou. Eu penso que canto bem, eu penso que sei lidar com qualquer situação. Eu penso que sei cuidar dos filhos dos outros melhor do que os próprios pais. Eu penso que não sou egoísta, que estou sempre bem-humorada, que sou sempre a pessoa mais paciente que existe. E eu penso muito de mim em relação a Deus. Eu penso que sou boa o suficiente para merecer o amor dEle por mim, e que os meus pecados não são tão grandes assim para Deus perdoar, e que não deve ser um sacrifício tão grande da parte dEle...

Mas, não. Eu nunca estive tão enganada.

Muitas coisas têm me feito pensar em quem sou eu. Eu sinceramente não conheço a minha própria personalidade muito bem. Mas há algum tempo tenho olhado, e não tenho visto coisas agradáveis...

E toda vez que me vejo pensando o que não quero pensar, e quando me vejo fazendo coisas que não deveria fazer, me sinto pequena. Assim como uma pulga no meio do espaço. Pequena aos olhos de Deus. E imunda. Imunda ao ponto de não merecer nada do que tem sido dado a mim. E penso no quanto estou aquém do que Deus quer que eu seja.

Ontem me senti muito incomodada com algo que pensei. Eu sempre gostei de fazer as coisas sozinha. Eu sou daquelas que pensa "se quiser algo bem feito, faça você mesmo". E estava ontem na reunião de um ministério da igreja do qual faço parte, e do qual quero ser líder. Mas a voluntária nova, que entrou agora, é muito mais experiente que eu, e isso me incomodou. Me sinto envergonhada ao dizer que eu pensei muitas vezes "e se ela quiser tomar meu lugar?" ou "e se ela for melhor do que eu?"..Isso culminou no pensamento: "Eu não quero que ela entre no ministério, porque ela vai estragar tudo.". E aí eu ouvi meus pensamentos, e me assustei ao ver quem eu realmente sou...

"Eu sou como uma flor prestes a morrer, que está aqui hoje e morre amanhã. Uma onda jogada no oceano. Sou assim como o vapor. Ainda assim você me escuta quando eu chamo, e me segura quando estou caindo, Senhor. E você me disse quem eu sou. Eu sou teu."
Casting Crowns

Eu sou realmente pequena, e imunda. E não...eu nunca vou merecer o amor de Deus por mim. Porque é um amor que transcende todos os limites do amor. Ele É amor. Faz parte da natureza de Deus me amar, mesmo que eu não mereça. E eu preciso parar de tentar merecer. 

Por melhor que eu seja, eu nunca vou ser boa o suficiente. Eu sempre tento agregar qualidades das pessoas próximas a mim à minha própria personalidade. Isso me faz ser altamente influenciável, e, sendo assim, eu nunca sei quem realmente sou. Porque eu muito raramente deixo de querer ser igual a alguém, e decido ser o que EU sou, da forma que Deus me criou! 

E eu comecei a pensar uma coisa em relação a isso. Se Deus me criou, e eu estou tentando ser outra coisa, então o meu foco não está realmente em agradar a Ele. Eu quero agradar sempre as pessoas ao meu redor, de um jeito ou de outro...Isso não faz bem para mim, nem para as outras pessoas, e eu não cumpro o propósito da minha vida, que é agradar a Deus.

Estou em obras, e essa morada um dia será perfeição (se não entendeu, leia dois posts atrás, se não me engano). 

Preciso começar a me ver um pouco menor, e ser bem mais humilde. Tenho muito a aprender...De Deus, das pessoas. 
E você? Você percebe o quanto é pequeno? Você se vê da maneira que realmente é?

Ou às vezes você tem o problema oposto... Talvez você se veja tão pequeno a ponto de não merecer o amor de Deus, que prefere nem buscar a Ele, já que Ele se encontra tão distante da sua realidade. Saiba que isso não é verdade. O amor de Deus é verdadeiro, independentemente do quanto você pensa que Ele te ama. Deus é real, e o amor dEle por todos nós também é. 

É isso. Preciso postar mais...Minha mente imunda é um pouco clareada quando escrevo. Deus clareia minhas idéias quando passo a mensagem dEle. 

Não desperdice sua vida. Entregue-a às mãos de quem sabe como cuidar dela. E, acredite no que digo, a única pessoa que sabe fazer isso é quem criou você, e sabe cada mínimo detalhe de quem você é: DEUS!

Fui.

domingo, 13 de março de 2011

Achando o que está perdido.

Você já perdeu alguma coisa? Eu já perdi muitas coisas. Da menor, como uma moeda, a uma coisa maior, como um grande amigo. Sim, perdi mesmo muitas coisas durante a minha vida. Mas algumas coisas dóem mais de se perder. E algumas coisas nunca mais são achadas. Mas tenho descoberto que as piores coisas pra se perder são as coisas que não são dadas como perdidas facilmente. 

Alguns perdem a esperança, alguns perdem o sentido da vida. Muitos se perdem de Deus, ou do caminho certo. Muitos perdem o entusiasmo, o amor, a alegria, a fé, o foco. E o entusiasmo, na minha opinião, é a pior coisa de se perder. O pastor da minha igreja falou sobre achados e perdidos hoje, assim como na semana passada. E eu assisti a mensagem pensando em quantas coisas já perdi, mas em quais realmente me fazem falta. E há muito tempo tenho pensado no porque de a vida ter ficado tão triste e vazia para mim. 

Eu perdi o entusiasmo. Com tudo. E eu perdi a fé de que Deus poderia mudar minha vida, e me dar todas as ferramentas para voltar aonde eu estava. Como eu disse antes, o entusiasmo é a pior coisa de se perder, porque você passa a duvidar de todas as coisas na quais acredita. E você se esquece do que é realmente importante, e como você chegou aonde estava antes. Quando eu comecei, eu era tão diferente...Quando eu andava com Deus, de verdade, minha vida inteira era diferente. Para começo de conversa, eu era bem mais feliz. E eu era mais eu mesma. Eu não era ansiosa, e não fazia as coisas loucamente. E, o mais importante: eu sabia exatamente para onde estava indo! Eu tinha um foco e uma razão de existir. 

Mas nem tudo está perdido!

Em Apocalipse 2:4-5, Deus nos fala assim: "Você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio." Como eu disse, o meu primeiro amor (por Deus, aquele que acontece logo quando aceitamos a Cristo) passou...Esfriou. É como se eu tivesse me esquecido da salvação e de como foi tão extraordinariamente maravilhoso recebê-la! Em algum lugar, eu tropecei, caí e por ali fiquei. Mas é igual àquela música :Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! hehehehe...

Hoje é o dia de dar a volta por cima, e deixar a estagnação de lado. Não quero mais estar perdida, e não saber para onde estou indo. Eu não quero dar voltas e voltas ao redor do mesmo lugar, e na mesma condição em que estou agora. E a única maneira de fazer isso é voltando a ANDAR com Deus. Entenda o que estou dizendo. Não é apenas orar ao levantar, meio grogue de sono ainda, ler um versículo da Bíblia bem mais ou menos, e esquecer de Deus pelo resto do meu dia. Isso não é nada mais do que religiosidade. 

Andar com Deus é como o Raymond fala do casamento, na série Everybody Loves Raymond: "Você acorda, e ele(cônjuge) está lá. Você escova os dentes, e ele está lá. Você vai para o trabalho, está lá. Você volta, lá. E pode soar como uma coisa ruim, mas na verdade, não é." Andar com Deus é bem assim. É se lembrar que a todo momento Ele estará lá, o que quer que você esteja fazendo, seja essa coisa boa ou ruim. 

Uma música que cantou lá na igreja hoje, e eu gosto muito, fala assim: "Te dou o meu coração e tudo o que sou. Pertenço só a Ti. Cada fôlego meu, cada passo que dou, pertence a Ti, Senhor. (...) Tudo o que mais quero está em Ti." Eu sempre fico pensando se tudo o que eu mais quero está realmente em Deus. Eu quero paz para o meu coração. E isso, sim, eu só posso encontrar se estiver perto de Deus. 

E você? O que você perdeu? O que quer que seja, você só vai encontrar isso em Deus. Paz, alegria, amor ao invés de ódio...TUDO está em Cristo. Especialmente, a SALVAÇÃO. De tudo o que você precisa, essa é a maior de suas necessidades. Porque só ela é capaz de te dar a paz que excede todo o entendimento. Qualquer que seja sua religião, e quer você acredite ou não nisso, é a verdade. Existe um futuro eterno. Você só precisa decidir aonde vai estar quando esse futuro chegar. Viva a vida de forma que o futuro seja uma continuação da sua vida aqui! Eu sei que EU vou viver minha vida dessa forma!

Enfim...oremos pelo Japão! Muitas vítimas, muito sofrimento, muitas perdas. Orem para que eles achem o que agora procuram. E lembrem-se:

Deus é bom todo o tempo e todo o tempo Deus é bom. Por mais que as coisas pereçam irremediavelmente ruins agora, Deus está no controle.

Fui.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Estou em Obras.

Quando fui ao RJ, me falaram muito de uma banda cristã, que chama Palavra Antiga. Honestamente, não dei nada pela banda. Mas ontem acabei ouvindo uma música deles, e a música ficou na minha cabeça por uma quantidade de tempo impressionante. A música se chama Casa. E em uma parte da música eles falam: "Eu abri a porta. Ele entrou em casa. Estou em obras. Essa morada um dia será perfeição."

Eu gostaria que tivesse nascido sendo perfeição. Tudo seria mais fácil. E talvez então a vida com Cristo não seria tão difícil quanto ela na verdade é. Mas eu sou morada de Deus! Deus vive em mim, porque há algum tempo eu abri a porta da minha vida para Ele. E, sim, estou em obras.

De Março a Agosto de 2009 Deus me deu um descanso que eu não merecia. Eu descansei a mente, o corpo, meu relacionamento com Deus melhorou, eu amadureci, e me revesti da armadura de Deus durante esse período. E aí, eu fui para a batalha! E estou nela desde então.

Mas, sabe, eu sou muito burra. Deus me fala alguma coisa que eu preciso mudar em meu caráter. E ai, sabe o que acontece? Eu penso....e penso...e avalio os sacrifícios que devem ser feitos...e penso no que vou ter que perder....e no quanto eu vou ter que mudar....e aí eu deixo pra depois. Mas a coisa que Deus falou, continua do mesmo jeito. Então eu fico nesse processo eternamente. Deus já podia ter mudado aquelas primeiras coisas que precisavam de mudança, e começar a mudar outras. Mas EU não deixo que isso aconteça. Uma coisa que melhoraria a minha vida, e me deixaria um pouco mais perto de Deus.

E aí eu leio na Bíblia, em Gálatas 5, nos versículos de 22 a 25: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."

Meu irmão uma vez me falou uma coisa sobre esses tais "frutos do Espírito": quando você deixa que o Espírito Santo de Deus habite você, quando você se abre a Ele, esses "presentes" já vêm junto. Isso ficou confuso na minha cabeça,porque...como eu posso ter todos esses frutos e não ser nenhuma dessas coisas?

Me corrijam se eu estiver errada, mas hoje eu vejo os frutos do Espírito da seguinte forma: Sim, eles nos são dados como presente quando o Espírito Santo começa a habitar em nós! Porém, nós não sabemos usá-los, e precisamos de uma manual para usá-los. O manual é a Bíblia, mas aí percebemos que não temos as ferramentas necessárias. Então Deus, graciosamente, nos dá as ferramentas necessárias, ao nos fazer passar por situações que não gostaríamos de passar.  E aos poucos nós aprendemos a usar esses presentes, mas nunca com perfeição. Mas de batalha em batalha, ao final, venceremos a guerra e iremos usufruir de todos os presentes maravilhosos que Deus nos deu.

Uma parte do texto que me chamou a atenção hoje pela primeira vez, foi o último versículo: "Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." Eu vivo pelo Espírito, já que Ele vive dentro de mim. Logo, faria sentido naturalmente que eu andasse por Ele, e vivesse de acordo com Ele. Porém, dentro de mim também está a minha natureza. E aí, fica meio parecido com um cabo de guerra. A vontade de Deus de um lado e a minha própria vontade do outro lado.

O que fala mais alto na minha vida? E o que DEVE falar mais alto? Quem, ao final de tudo, terá vencido mais: a minha vontade ou a vontade de Deus? 

Deus quer mesmo fazer a vontade dEle na minha vida, mas cabe a mim aceitar que Ele me transforme. 

Sim, estou em obras. E é uma obra grande, que gera bastante poeira e sujeira.
Mas ao final de tudo, a obra vai acabar, e eu vou ser uma construção perfeita.
E você? Você será uma construção perfeita quando o lugar onde vivemos acabar?
Se não, viva para Jesus. Jesus Cristo é a única pessoa que pode te levar de um estado de completa destruição a uma construção perfeita!

O amor de Deus me constrange de uma forma maravilhosa.

"Impressionante é o Seu amor. Me redimiu e me mostrou o quanto é fiel!" - Vineyard

Fui.