terça-feira, 14 de maio de 2013

Cristianismo pra você ou pra Deus?

Olá queridos leitores do meu blog! 

Hoje o que tenho para falar vai, muito mais especificamente que de costume, para quem é cristão. Por favor, não entendam o que eu digo de ser cristão como frequentar a Igreja X ou Y. Também não é ser dizimista por obrigação e/ou agir de acordo com o 'protocolo". Também não entendam como ser uma pessoa boa, ajudar quem precisa, não brigar, não falar palavrão, ou qualquer coisa do tipo. 

Às vezes (não poucas), esses rótulos me incomodam profundamente. O cristão tem que ser de uma certa forma, e quem não cabe naquele padrão não é cristão. Ou pior, quem cabe no padrão é automaticamente considerado cristão. O verdadeiro sentido do cristianismo se perdeu em meio à tantos rituais, a tantas mentiras contadas nas igrejas, a tantos rótulos. 

Então, o que é ser cristão? 

Ser cristão, como o próprio nome diz, é crer em Cristo. Seguir a Cristo. Deixar que Ele seja o cabeça. Como é sensacional deixar que Cristo seja o cabeça! Jesus Cristo, que morreu na cruz por mim e por você, e que nos ama tão profundamente a ponto de sofrer todas as dores que nós deveríamos ter sentido! Como é sensacional deixar que Jesus fale ao nosso coração através de versículos como: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" (Mateus 11:28) ou "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida" (João 5:24) e ainda "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25). Como é maravilhoso pertencer a esse Jesus! 

Porém, existe um Jesus que pouca gente quer seguir de fato. Alguns cristãos querem ouvir e adorar a Deus por tantas palavras maravilhosas que Jesus disse, e deixar passar algumas que são "irrelevantes" ou que "não valem para o nosso tempo". Me cansei de ouvir cristãos dizerem: "ah, Rachel, mas isso era naquele tempo. Hoje em dia não é assim. Isso é muito extremista." Quer ver alguns exemplos do que Jesus disse, mas não queremos dar ouvido? "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão do Reino dos céus" (Mateus 4:20), "Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10:22), "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará" (Lucas 9:24) ou ainda "Qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:33). 

Cada dia eu tenho mais certeza de uma verdade muito dura no cristianismo: Deus não nos criou para sermos felizes. Deus nos criou para sermos felizes nEle, mas não por conta própria. Não do nosso jeito, mas sempre do jeito dEle! Deus nos criou para lutar contra a nossa carne, renunciar os prazeres desse mundo, glorificá-Lo em tudo! Não para sermos agradados ou paparicados. ELE é o motivo de tudo! 

E eu não sei quanto a vocês, mas eu estou disposta ao que for para glorificá-Lo em minha vida! Claro que eu erro, muito. Como todo ser-humano, a maioria das vezes quero colocar a minha vontade à frente da dEle. E como Deus perfeito e amoroso, só Ele sabe o que é melhor para nós, mesmo que não pareça o melhor aos nossos olhos. Mas se eu puder glorificar a Ele e agradá-lo com a minha vida, mesmo sendo tão pecadora, isso farei! Jesus morreu na cruz por mim, e o mínimo que eu posso fazer por Ele é dar glória a Ele durante todo o meu tempo na Terra. 

Espero que muitos de vocês consigam se identificar com isso. Precisamos de cristãos genuínos. É o único jeito de mudarmos o mundo em que vivemos. 

Fui.  

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Você não é um acidente.

Olá queridos! 

Disse que apareceria ontem para postar o segundo capítulo do livro, mas aacabei não conseguindo. De qualquer forma, hoje estou com tempo e condições. 

Como falei na postagem anterior, o nome do livro é Uma Vida com Propósitos. Foi um pastor dos Estados Unidos, chamado Rick Warren, que o escreveu. É um livro muito bom. Mas sempre achei que os dois primeiros sete são os mais "produtivos", digamos assim. Mas esse segundo capítulo, sobre o qual postarei hoje, é o que mais fala ao meu coração, sempre. Vez por outra retorno a ele, só para não esquecer. O capítulo se chama "Você Não é Um Acidente", e vou copiá-lo abaixo, praticamente na íntegra: 

"Você não é um acidente. 
Seu nascimento não foi um erro ou infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava. 
Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo! (...)
Uma vez que Deus o fez por um motivo, ele também decidiu o momento de seu nascimento e seu tempo de vida. Ele planejou os dias de sua vida antecipadamente, escolhendo o momento exato de seu nascimento e de sua morte. (...) 
E o mais incrível: Deus decidiu como você nasceria. Independentemente das circunstâncias de seu nascimento e de quem são seus pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. Não importa se seus pais foram bons, ruins ou indiferentes. Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como Ele tinha em mente. Eles tinham o DNA que Deus queria para formá-lo. (...)
Deus nunca faz nada por acaso, e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo que criou. Todas as plantas e animais foram planejados por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito. O motivo de Deus para criá-lo foi o amor que Ele tem. A Bíblia diz: "Porque Deus nos escolheu antes da criação do mundo" (Efésios 1:4a). (...)
Se não houvesse um Deus, seríamos todos acidentes, o resultado de um fato extraordinariamente aleatório no universo. (...) Não haveria certo e errado, bem como nenhuma esperança além de seus breves anos aqui na terra. 
Mas há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado! Descobrimos esse significado e propósito somente quando tomamos a Deus como ponto de referência de nossa vida. (...)" 

Nenhum de nós é um acidente. Deus não fez nada errado. Ele nos fez de acordo com Seu plano perfeito, seja qual for seu histórico de vida, seus defeitos, seus vícios, seus problemas pessoais. Deus o fez de modo maravilhoso! E você é amado por Ele, quer acredite nEle ou não. Nada irá mudar o amor do Senhor por você, querido leitor. 

Nesse mesmo capítulo que escrevi, o autor fala de um poema, do Russell Kelfer. Gosto particularmente de um pedaço dele que diz: 

"Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil. 
E Deus chorou por aquilo o ter machucado tanto;
mas foi permitido para moldar seu coração
para que você crescesse à Sua imagem."

Deus quer moldar o nosso coração. Não, isso não é fácil, não é indolor, vem acompanhado de muita renúncia e inúmeros sacrifícios. Mas Deus quer que aceitemos isso.

Quando comecei a correr pela primeira vez, era meu irmão quem me treinava. Enquanto eu "morria" na esteira, meu irmão ficava repetindo do meu lado: "Aceite a dor. A dor é sua amiga." Me dava uma vontade de bater nele e mandar ele correr pra sentir a dor que eu sentia. Aquele trem de "a dor é sua amiga" parecia ridículo. Mas essa é a mais pura verdade, tanto nos exercícios físicos quanto em nosso relacionamento com o Senhor: a dor vale a pena! Sentir a dor demonstra que você está se desenvolvendo, e em breve aquela dor não será sentida, porque você se tornou forte. 

Mas, lembre-se sempre: VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE. Você não está nessa terra por nada. O seu propósito é glorificar a Deus. Sem Ele, nada mais faz sentido, e enquanto você não aceitar isso, seu vazio continuará existindo, e você continuará pensando que nasceu por acaso. Aceite a verdade. Deixe que Deus seja seu único, suficiente Senhor e Salvador. No fim de tudo, é só dEle que precisamos. 

Sem mais. 
Fui! 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Vazio que Existe em Nós

Queridos leitores do meu blog, 

Desculpem a demora em escrever novamente. Depois de minha última postagem, escolhi dar um tempo e deixar "a poeira baixar". Também, como disse outras vezes por aqui, só escrevo o que Deus deseja que eu escreva. Penso e oro muito sempre antes de postar, e é meu desejo sincero que essas postagens abençoem a vida de quem as lê. 

Bom, estava na livraria Leitura ontem tentando achar um livro sobre determinado assunto. Achei o livro, e o li durante duas horas antes de decidir comprá-lo. Notei que uma das vendedoras me olhava fixamente, e acabei indo comprar o livro com ela. Quando cheguei no balcão, ela falou comigo: "Esse livro é para você?" Respondi educadamente que sim. E aí ela falou: "Você já leu um livro que chama Uma Vida Com Propósitos? É um livro muito bom, e acho que talvez ele, principalmente os dois primeiros capítulos, poderiam te ajudar". Conversamos mais um pouco, e ela falou dos problemas dela e de como o livro impactou sua vida. Como eu já li esse livro, e o tenho (inclusive, está todo escrito) sabia exatamente do que ela estava falando. Então eu cheguei e tirei meu livro da estante. Resolvi reler os primeiros dois capítulos. 

O primeiro capítulo chama-se "Tudo Começa com Deus". E nos últimos dias tenho conversado com várias pessoas sobre o real sentido da vida. Li frases no facebook de pessoas que sentem um vazio grande em suas vidas, e elas não sabem com que preenchê-lo.  Conversei com homens e mulheres, capazes, talentosos, pessoas verdadeiramente inteligentes e bacanas, que não sabem por que estão nessa Terra. Todos nós sabemos o que é isso. Todos nós já passamos por isso. Todos nós já tentamos preencher esse "buraco" com algo. Seja seu algo a família, os filhos, os amigos, o sexo, a bebida, as drogas, o cigarro... Mas nada disso completa ninguém. A cada vez que alguma dessas coisas deixa de ser eficaz, tentamos outra, e outra, e outra. Mas nada parece funcionar. 

Doistoiévski resolveu nos ajudar a responder essa terrível pergunta que parece atormentar  todas as gerações. Ele disse: "Existe no homem um vazio do tamanho de Deus". Reflita por um momento na dimensão dessa frase. Existe sim um vazio. O vazio que o pecado cria em nós, o vazio da solidão, dos problemas sem solução, o vazio da falta de amor. E sim, tudo isso pode ser resolvido APENAS por Deus. 


Só Ele nos conhece verdadeiramente, melhor até do que nós mesmos. Como nosso criador, Ele entende por que nos fez desse ou daquele jeito, por que colocou em nós esse ou aquele defeito ou doença, por que nos colocou nessa família ao invés daquela. E não cabe a nós argumentar. Não cabe a nós discutir e reclamar sobre isso. Deus é Deus. E nós fomos criados para o louvor e a glória de Deus. Apenas isso. Não fomos criados para sermos felizes. Não fomos criados para ajudar os outros, nem agradar alguém. Fomos criados para a glória de Deus. Para adorá-lo, amá-lo e fazer com que Ele seja glorificado através das nossas vidas e atitudes. 


Na Bíblia tem um versículo que fala sobre isso. Está em Efésios 1:11-12. "Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Fomos escolhidos segundo o propósito da vontade de Deus! Nós fomos criados por Deus para trazer glória ao Seu nome. Só isso. Tudo começa com Deus na vida de todos nós. Ele é a única pessoa pela qual podemos viver. E Ele é o único que irá completar as nossas vidas. Eu te digo isso sem nenhuma dúvida em meu coração. 

Por isso, comprometa-se com o Senhor. Ore (lembre-se que oração nada mais é do que uma conversa), e peça a Deus que te perdoe e faça parte de sua vida e de todas as suas decisões. Somente Ele pode preencher o buraco que existe em seu coração, por Seu infinito amor e graça. Apenas Ele pode dar sentido às nossas vidas vazias.

Amanhã irei escrever sobre o segundo capítulo desse livro. 

Saiba que estou orando por você, querido leitor. 

Fui.